História da bicicleta

A bicicleta é uma das invenções mais populares de todos os tempos e tem sido uma parte importante do nosso modo de vida há mais de 160 anos. Antes da bicicleta, as pessoas viajavam a pé ou a cavalo. Em 1818, o barão alemão Karl von Drais inventou o Laufmaschine (alemão para "máquina de correr") para ajudá-lo a se mover mais rápido em sua propriedade. Mais tarde, em 1867, os franceses Pierre Michaux e Ernest Michaux inventaram uma máquina movida a pedal que chamaram de velocípede (que significa “pé rápido”). Esta foi a primeira bicicleta de duas rodas com pedais. O velocípede tinha muitas falhas de design que acabaram levando ao seu fim; no entanto, a próxima iteração foi muito melhor. Em 1885, James Starley criou uma bicicleta de estilo “comum”, a precursora das tradicionais bicicletas com quadro de diamante de hoje. Essas bicicletas apresentavam quadros de rodas altas e tubos de aço, tornando-as mais leves do que outras bicicletas da época.

As primeiras bicicletas surgiram na Alemanha e na França já em 1817. A invenção da bicicleta levou a uma revolução tecnológica que impactou nosso mundo de inúmeras maneiras, óbvias e não tão óbvias. Desde o início, os inventores da bicicleta tentaram encontrar maneiras de torná-la mais eficiente e fácil de usar. A bicicleta de roda alta foi inventada em 1869. Tinha uma grande roda dianteira com uma roda traseira menor montada em um eixo entre duas rodas dentadas. O problema com esse design é que era difícil para uma pessoa montar na bicicleta sem descer primeiro. Em 1885, James Starley criou uma bicicleta de estilo comum, a precursora das tradicionais bicicletas com quadro de diamante de hoje. Essas bicicletas apresentavam quadros de rodas altas e tubos de aço, tornando-as mais leves do que outras bicicletas da época. A bicicleta de segurança que conhecemos hoje deu seus primeiros passos na Inglaterra em 1885, quando John Kemp Starley e William Sutton produziram sua bicicleta Rover com rodas traseiras acionadas por corrente e pneus pneumáticos (que mais tarde ficariam conhecidos como "pneus pneumáticos"). Em 1888, Humber também introduziu um projeto mais seguro chamado de bicicleta de "segurança", que resultou em menores lesões aos ciclistas durante acidentes devido ao equilíbrio aprimorado de maior estabilidade de duas rodas de tamanho igual distribuídas em cada lado da bicicleta.

Uma das razões mais importantes pelas quais a bicicleta se tornou tão popular é porque era uma nova invenção. A bicicleta não existia antes de 1817, então a maioria das pessoas nunca tinha visto uma antes. Era uma nova forma de transporte que permitia às pessoas se locomover mais rápido e mais longe do que poderiam caminhar. Em 1890, pelo menos um em cada cinco residentes nos Estados Unidos possuía uma bicicleta. Isso se deveu principalmente à economia; os preços das bicicletas caíram drasticamente ao longo dos anos à medida que os métodos de fabricação melhoraram, o que as tornou mais acessíveis para pessoas que não podiam comprá-las no passado.

Outra razão pela qual as bicicletas se tornaram tão populares é porque eram práticas em cidades e vilas onde as estradas estavam ficando entupidas com esterco de cavalo e outros detritos de animais na estrada. A bicicleta era um meio de transporte limpo que permitia que as pessoas percorressem distâncias maiores sem parar para cavalos ou esperar por bondes ou ônibus. E uma vez que as estradas pavimentadas se tornaram mais comuns, o ciclismo tornou-se ainda mais popular porque não havia sulcos ou buracos no solo devido ao preenchimento de sujeira e detritos.

O que faz uma bicicleta ser boa?

Existem muitas qualidades que tornam uma bicicleta boa. Em primeiro lugar, uma boa bicicleta é leve, o que facilita o transporte e o transporte quando necessário. Um quadro leve também significa que menos energia é usada quando a bicicleta está em movimento. Ele também tem uma construção de aço ou alumínio em oposição à fibra de carbono ou outros compósitos. O aço e o alumínio são materiais duráveis que podem suportar mais abusos do que outros materiais, o que faria a bicicleta durar mais. Outras qualidades incluem uma aparência aerodinâmica e freios de alta qualidade para paradas rápidas.

O Pneu Pneumático

Em 1887, John Boyd Dunlop, um veterinário escocês que vivia em Belfast, patenteou o pneu pneumático. Ele projetou sua bicicleta como um meio de se locomover enquanto trabalhava no campo. O pneu pneumático ajudou as bicicletas a andar mais rápido e deu aos ciclistas mais controle sobre a bicicleta.

A bicicleta é uma das invenções mais populares de todos os tempos. Antes da bicicleta, as pessoas viajavam a pé ou a cavalo. Em 1818, o barão alemão Karl von Drais inventou o Laufmaschine (alemão para "máquina de correr") para ajudá-lo a se mover mais rápido em sua propriedade. Mais tarde, em 1867, os franceses Pierre Michaux e Ernest Michaux inventaram uma máquina movida a pedal que chamaram de velocípede (que significa “pé rápido”). Esta foi a primeira bicicleta de duas rodas com pedais. O velocípede tinha muitas falhas de design que acabaram levando ao seu fim; no entanto, a próxima iteração foi muito melhor: tinha engrenagens e usava pressão de ar para pneus - tornando-o mais fácil de pilotar do que os modelos anteriores e mais confortável do que caminhar. Em 1885, James Starley criou uma bicicleta de estilo “comum” que ficou conhecida como as tradicionais bicicletas com quadro de diamante de hoje. Essas bicicletas apresentavam quadros de rodas altas e tubos de aço, tornando-as mais leves do que outras bicicletas da época.

A invenção do pneu pneumático por John Boyd Dunlop em 1887 realmente ajudou as bicicletas a andar mais rápido e deu aos ciclistas mais controle sobre suas bicicletas.