Equipes e jogadores famosos de e-sports

e-sports, ou esportes eletrônicos, é um termo para videogames competitivos. Existe há décadas e hoje é uma atividade incrivelmente popular que deve atingir mais de 1 bilhão de pessoas até 2020!

Consiste em três cenas principais: amador, semi-profissional e profissional. Os dois primeiros podem ser jogados em casa com amigos ou online em lobbies públicos, enquanto o cenário profissional exige que os jogadores compitam em estádios de todo o mundo.

Torneios de jogos são realizados regularmente em todos os gêneros de e-sports, com eventos ao vivo e partidas online. Essas competições têm grandes prêmios em dinheiro em disputa e geralmente são assistidas por milhares de espectadores pessoalmente ou em sites de transmissão ao vivo como o Twitch.

Onde jogar e-Sports?

Há muitos lugares onde você pode jogar e-sports, mas uma das melhores maneiras é competir em torneios. Os torneios são abertos a jogadores de todos os níveis de habilidade e podem ser jogados em casa com amigos ou online para um desafio maior.

Um dos destinos mais populares para jogadores competitivos é a E-Sports Entertainment Association (ESEA). Esta empresa hospeda torneios online, ligas e serviços de matchmaking para jogos como Counter Strike: Global Offensive, Team Fortress 2 e muito mais. Eles oferecem dois tipos diferentes de associações: premium e básica. A associação premium tem uma taxa mensal que inclui coisas como acesso aos servidores privados, matchmaking com outros jogadores no seu nível de habilidade e muito mais. A assinatura básica não tem esses recursos, mas é grátis!

Outro local bem conhecido para e-sports é o Twitch. O Twitch foi originalmente criado como um meio de transmitir jogos de videogame na Internet em 2011. Atualmente, eles evoluíram para um site onde as pessoas podem assistir a competições de jogos ao vivo ou transmitir sob demanda posteriormente.

O Twitch não se limita apenas a assistir a jogos; eles também organizam seus próprios torneios com prêmios em dinheiro. Alguns exemplos são os Curse Trials (Counter Strike), Collegiate Overwatch Cup (Overwatch) e Hearthstone Grand Prix (Hearthstone).

História do e-sports

Os e-sports existem desde a década de 1970 e são amplamente creditados como o primeiro videogame competitivo. As primeiras competições foram dominadas por jogos como Pong, Space Invaders e Pac-Man.

Na década de 1990, Quake e Doom tornaram-se jogos competitivos populares. No torneio Red Annihilation de 1997, Quake levou para casa um incrível prêmio de $ 50.000 em dinheiro por vencer.

A década de 2000 viu um aumento na popularidade dos jogos multiplayer online battle arena (MOBA), como Defense of the Ancients (Dota) ou Heroes of Newerth. Esses jogos colocam duas equipes uma contra a outra com um jogador em cada equipe controlando um personagem.

Enquanto o e-sports começou como um hobby jogado principalmente em casa com amigos e online em lobbies públicos, hoje ele pode ser jogado profissionalmente em estádios ao redor do mundo com grandes prêmios em dinheiro para ganhar!

Cena amadora

A cena amadora é para pessoas que jogam videogame por diversão. Eles competem contra outros jogadores e equipes em seu jogo específico de escolha. Por exemplo, se um jogador quiser se tornar um jogador amador de League of Legends, ele terá que encontrar um time ou grupo de jogadores que também estejam interessados em jogar o mesmo jogo.

Nesse ponto, todos os jogadores se reuniam para praticar e aprender uns com os outros. Eles também saíam pelo mundo, competindo em vários torneios e partidas para ver o quanto podem melhorar como equipe.

Os jogadores amadores estão sempre procurando maneiras de transformar seu hobby em uma nova carreira. É aqui que as cenas semi-profissionais entram em cena!

Cena semi-profissional

A cena semi-profissional é mais desenvolvida do que a cena amadora e tem muitos seguidores na Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. As equipes mais famosas são SK Telecom T1 (Coreia do Sul), Team Liquid (Europa), Evil Geniuses (América do Norte) e Na'vi (Europa). Os jogadores mais famosos são Lee "Faker" Sang-hyeok, Jang "MaRin" Gyeong-Hwan, Song "Smeb" Kyung-ho, Kim "Deft" Hyuk-kyu.

Cena Profissional

A cena profissional é a mais conhecida pelos não-jogadores e inclui jogos como League of Legends, Dota 2 e Counter-Strike. As competições são frequentemente realizadas em estádios com audiências ao vivo. Os melhores jogadores do mundo podem ganhar mais de US$ 1 milhão por ano com salários de até seis dígitos.

Um dos maiores nomes do e-sports é Sasha "Scarlett" Hostyn, uma jogadora canadense de Zerg que venceu torneios de StarCraft II, World of Warcraft e Halo 3. Ela ficou famosa depois de derrotar um time masculino em um torneio internacional de jogos torneio e ela continua a dominar a cena hoje.

Outro grande nome é Michael Jordan, que foi uma lenda do basquete da NBA, mas agora joga pelo time americano RGLA em todo o país. Seu apelido é "Ownaj", que significa "filho do proprietário" (em referência ao seu pai).

Streaming e Competições

Uma das partes mais populares dos e-sports são os sites de transmissão ao vivo como o Twitch. Este site é especializado em jogos e tem uma grande variedade de canais para escolher, incluindo alguns com jogadores conhecidos como Ninja e Tyler1.

Além da transmissão ao vivo, essas competições têm grandes prêmios em dinheiro e são frequentemente assistidas por milhares de espectadores pessoalmente ou em sites de transmissão ao vivo como o Twitch.

Equipes e jogadores famosos

Algumas das equipes e jogadores mais famosos do mundo são:

- Alliance, uma equipe sueca que venceu o The International 2012

- Fnatic, equipe britânica que venceu o Dreamhack Winter 2013

- SK Telecom T1 (SKT), uma equipe sul-coreana que venceu o League of Legends de 2015 Campeonato Mundial.